#Resenhacrítica: Jogos Vorazes (LIVRO):

13:07

Olá meus amooooores, como vocês estão? Eu andei super sumido não é? Depois vou fazer um texto explicando. Mas eu venho com novidades. O blog agora também vai falar sobre livros, filmes e séries. Além da moda, esse também é um universo que amo. Espero que vocês gostem viu? Let’s go!

Sobre o livro:

Lançado em 14 de setembro de 2008 e lançado no Brasil só em 2010, Jogos Vorazes escrito por Suzanne Collins é o 1° livro de uma das trilogias mais famosas do mundo. Tem cerca de 23 milhões de cópias vendidas e a trilogia completa é a 13° mais vendida do mundo, além de ter sido traduzido para cerca de 30 idiomas. No Brasil, foi adotado pela editora Rocco e possui cerca de 400 páginas. A capa é composta por fundo preto e o tordo (símbolo da revolução) ainda preso e alguns poucos detalhes.

Capa do primeiro livro.
História:

O livro Jogos Vorazes gira principalmente em torno de Panem, que é governada pelo Presidente Show (figura principal e homem muita mau), e da Katniss. Em certa guerra, a América do Norte, especificamente os EUA foram destruídos e criou-se Panem, país cercado por 12 distritos, onde cada um possui uma atividade específica. Anteriormente havia o distrito 13, que foi destruído por conta da rebeldia dele para com a Capital (Panem) nos dias escuros e com tudo isso surgiram os Jogos Vorazes. 

Quem é Katniss?

A Katniss Everdeen é uma garota de 16 anos, do distrito 12 que perdeu o seu pai na explosão de uma mina de carvão (atividade do distrito 12) e desde então, luta para sustentar a sua mãe e a irmã Prim através de suas habilidades com as flechas, caçando. Katniss é uma das maiores personagens que o mundo já teve, por ser determinada e corajosa, um exemplo de mulher, além de ser a minha personagem favorita, junto com o Peeta. O melhor é que você vai percebendo o quão maravilhosa que ela é com diversas atitudes dela.

Katniss Everdeen interpretada por Jennifer Lawrence nos cinemas.

E os Jogos?

Todos os anos ocorre a colheita, evento que escolhe um menino e uma menina de cada distrito para irem lutar nos Jogos Vorazes, que é tipo um reality show que começou a 74° anos atrás por conta da rebelião dos distritos e só uma pessoa sai vivo de lá e se torna uma celebridade. Tudo isso acaba gerando em nós leitores uma certa indignação por a Capital ser tão má. O distrito 12 só conta com um vitorioso, o beberrão Haymitch. Esse é o primeiro ano da Prim e infelizmente o seu nome é sorteado para ela ir para os Jogos, mas a sua irmã Katniss se oferece no lugar dela (Que grande irmã em?) e vai combater nos Jogos junto com Peeta Mellark, garoto que a Katniss já conhecia de águas passadas. Nesse processo, temos a Effie que é extremamente excêntrica, não tem como não se apaixonar por ela e junta ao Haymitch treinarão ambos e cuidarão das suas necessidades. Antes de ir para a capital, Katniss ganha um broche da Madge, filha do prefeito. Mais tarde, esse broche significará tudo.

Antes dos Jogos:

Após chegar na Capital, eles ficam fascinado com toda aquela tecnologia e pessoas super diferentes que usam roupas coloridas e são modificadas por cirurgias plásticas e é fascinante imaginá-los ao ler o livro. Antes dos Jogos, eles juntamente com os outros 22 tributos passam por treinamentos e mostram as suas habilidades para os patrocinadores, onde a Katniss chama a atenção, recebe a maior nota e desperta a raiva dos outros tributos. Antes dos Jogos, tem-se o desfile e a entrevista e em ambos a Katniss dá um show por conta das produções (principalmente o vestido que pega fogo ao ela girar) do seu estilista e agora amigo Cinna. Na entrevista, o Peeta acaba revelando que ama a Katniss (para entender mais, é preciso assistir o filme ou ler o livro, hehe). No dia dos Jogos, os tributos são levados para certo loca, depois postos em uma espécia de tubo e sobem até o local onde tudo ocorrerá, que nessa anos erá em uma floresta. Esse momento é um dos mais empolgantes do livro, pois você fica ansioso com o começo dos Jogos e sobre o que vaia acontecer. 

Durante os Jogos:

Após a largada, começam-se as matanças. Apesar de haver essas mortes, o foco do livro não é na violência, nem é tão explícita. Os mais fracos logo morrem e os outros lutam para sobreviver. No começo, a Katniss fica sozinha e Peeta se junta aos outros, tudo para protegê-la. Um dos momentos mais lindos do livro é a amizade que a Katniss faz com a Rue, garota do distrito 11 que se torna a sua amiga mas que infelizmente tem um fim trágico. O tempo passa e muitos morrem. No final, sobram apenas a Katniss, o Peeta e Cato, garoto muito mau do distrito 2. Cato acaba sendo comido por bestantes das Capital, criaturas modificadas e morre, claro. Sobram Katniss e Peeta.

MAS NÃO ERA APENAS UM VENCEDOR?

Fim:

Eis a questão. Sobram dois, ainda do mesmo distrito. Katniss mata Peeta ou Peeta a Katniss? Nenhum dos dois. Eles decidem que vão morrer juntos e vão comer certas frutas envenenadas. Mas seria uma afronta a Capital em, que sempre manda e desmanda em tudo. Imediatamente é anunciado que ambos vencem os Jogos, pela primeira vez. A Capital foi desafiada, ainda por alguém do distrito 12, pois algo que não poderia acontecer, aconteceu. Snow com certeza não gosta nada disso e Katniss é forçada a dizer que fez tudo isso por amor, para poder encobrir a população e eles não pensarem que a Capital fracassou ou foi desafiada. E esse é o começo de uma longa história e dolorida história.

Pôster do primeiro filme da franquia.







You Might Also Like

4 comentários

  1. Não li nenhum ainda, acredita?
    Mas moooorro de vontade.
    Adorei o post!
    Adorei teu blog tbm, tô te seguindo :*

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Se você ler com certeza vai amar. Hahaha, muito obrigado. Retribuido. Beijos! ;)

      Excluir
  2. Eu li e amei, a sua resenha estar super maravilhosa arrasou
    obrigada pela visita volte sempre
    Novo Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=06avCiMDYGA
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nequéren, muito obrigado linda. Pode deixar, volte sempre tbm.

      Excluir

SUBSCRIBE

Like us on Facebook